O que é Polywork, movimento puxado pela Geração Z?
O Polywork é a tendência crescente de gerenciar vários empregos ao mesmo tempo em vez de depender de uma única fonte de renda. No Brasil, 60% dos profissionais têm dois ou mais trabalhos, segundo uma pesquisa da Hostinger, empresa de hospedagem de sites, realizada entre agosto e setembro, deste ano, nas principais capitais do país.
De acordo com o levantamento, os brasileiros que buscam uma fonte de renda extra têm como principal objetivo garantir segurança financeira, complementar os ganhos e alcançar um sonho pessoal.
Esse movimento vem crescendo devido às grandes mudanças no ambiente de trabalho, ascensão do trabalho híbrido e maior insegurança entre os profissionais desde a pandemia. E também à mentalidade dos jovens da Geração Z, que entraram mais recentemente no mercado de trabalho, mas também exploram a internet e outras oportunidades como fonte de renda.
Entre os polyworkers brasileiros, 43% possuem graduação completa; 27% são pós-graduados e 22% têm ensino médio completo.
Apesar da aparente ideia de flexibilidade e autonomia, que pode estar associada a gerenciar mais de um trabalho, é evidente que acumular funções pode levar ao esgotamento.
O número de profissionais aderindo ao Polywork ainda deve crescer nos próximos anos, impulsionado por eficiências proporcionadas pela IA e uma força de trabalho em busca de propósito – e, principalmente, de dinheiro.
Desempenhar diferentes papéis pode trazer maior realização pessoal, desenvolver novas habilidades e oferecer aos profissionais a oportunidade de explorar interesses e paixões diversas em suas vidas profissionais. Isso é especialmente importante para a geração Z, que busca propósito em suas profissões.
Ter diferentes funções mantém o trabalho dinâmico e interessante, apesar de poder pesar na saúde mental e nas rotinas desses profissionais.
Trabalhar em diferentes empregos aumenta as oportunidades de construir uma rede profissional ampla e diversificada. Isso pode ser benéfico para futuras oportunidades de carreira e colaborações.
Se a carga estiver muito pesada, reavalie as prioridades e necessidades.
Voltar