Blog

Faltam Profissionais na Industria Brasileira


De acordo com os dados estaduais do Mapa do Trabalho Industrial, divulgados recentemente,  os estados deSP, MG e PR são os que mais  precisam investir na formação inicial de profissionais, na área industrial, e na requalificação dos que já estão no mercado de trabalho.
 
São Paulo lidera precisa qualificar 4,3 milhões de trabalhadores, sendo 674 mil novos profissionais necessitando de formação inicial e 3,6 milhões, que já estão no mercado, precisando de requalificação.
 
Com 1,6 milhão de trabalhadores para qualificar até 2027, Minas Gerais aparece na sequência no ranking. Esse número contempla 257 mil novos profissionais formados e 1,3 milhão de requalificações no mercado.
 
O Paraná precisa qualificar 1,1 milhão de profissionais nas áreas industriais, sendo 170 mil na formação inicial e 920 mil na requalificação dos que já atuam no mercado de trabalho.
 
No panorama nacional, de 2025 a 2027, as áreas com maior demanda por profissionais serão: logística e transporte (474,6 mil), construção (364 mil), manutenção e reparação (179,4 mil), operação industrial (181 mil) e metalmecânica (175,4 mil).
 
Existe a necessidade de formação de 2,2 milhões de novos profissionais e de requalificação de 11,8 milhões que já estão no mercado.
 
Embora os brasileiros estejam mais abertos à formação profissional, tanto no nível médio, quanto no superior, esse movimento orgânico da sociedade não tem sido suficiente, contudo, para  ocupar as vagas disponíveis, aumentar a produtividade, reduzir o desemprego e melhorar a qualidade de vida da nossa população.
 
Precisamos de políticas públicas e de currículos escolares e acadêmicos que dialoguem com as demandas de um mercado de trabalho, em constante transformação, e aumentem a empregabilidade dos brasileiros.
 
Por isso, é urgente e fundamental que nosso país invista mais em capital humano,  especialmente de forma continuada, no contexto da Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), que tem como base a digitalização e a automação de processos. 
 
Capacitar profissionais é um desafio de todos: governos, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade civil.

 

Faltam Profissionais na Industria Brasileira
Faltam Profissionais na Industria Brasileira
Faltam Profissionais na Industria Brasileira
Faltam Profissionais na Industria Brasileira
Faltam Profissionais na Industria Brasileira



Voltar