46% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva, indica estudo
Brasil ficou entre os quatro países da América Latina com mais raiva e tristeza, segundo a pesquisa State Of The Global Workplace.
Uma parcela considerável de trabalhadores brasileiros sofrem com estresse, tristeza e raiva. É o que mostra uma pesquisa da Gallup, consultoria especializada em análise comportamental no trabalho.
Especialistas concordam que fatores externos impactam e intensificam as emoções, e interferem nas esferas de subjetividade do trabalhador.
Segundo eles, é preciso levar em consideração a complexidade dos sentimentos e dos ambientes em que estão inseridos.
As emoções podem ser influenciadas pelo contexto em que ocorrem, como a dinâmica familiar, o regime de trabalho e as mudanças econômicas.
Um problema no ambiente de trabalho, por exemplo, pode impactar a dinâmica familiar, e vice-versa, atribuindo novos significados às emoções envolvidas.
Ainda de acordo com os especialistas, é importante não rotular emoções como raiva, tristeza e estresse como negativas, mas como desafiadoras ou desconfortáveis.
Tristeza ou raiva também podem desencadear o estresse, além de uma série de outros fatores mentais que precisam ser diagnosticados corretamente, como a depressão ou o burnout.
Práticas como mindfulness, meditação e o cultivo de relacionamentos saudáveis podem ajudar a reduzir o impacto negativo desses sentimentos no dia a dia, sendo fundamentais para promover o bem-estar.
Voltar