A Educação Positiva
A origem dela são as teorias do médico e psicólogo austríaco, Alfred Adler, que acreditava que o ser humano é um ser social, por definição, e que as interações e relações com os outros desempenham papel fundamental na formação da personalidade.
A Educação Positiva é uma visão de formação do ser humano que tem ganhado destaque entre famílias, educadores e na mídia. Ela é um convite a refletirmos sobre o que queremos transmitir às próximas gerações.
Ela tem por objetivo respeitar a criança como sujeito. As regras do dia a dia são combinadas, para que a criança entenda o porquê delas e as consequências de seus atos.
Dessa forma, formamos pessoas mais conscientes do seu papel, mais dispostas ao diálogo e cientes de seus acordos e da gentileza.
Os pilares da Educação Positiva são:
1) Diálogo;
2) Estabelecimento de regras claras;
3) Entendimento sobre o motivo das regras;
4) Solução pacífica de conflitos;
5) Foco nos acertos e não nos erros.
Uma condição essencial é de que as regras valem para todos, portanto é fundamental que os pais e educadores deem o exemplo.
Quando a criança quebrar a regra o que deve ser atacado é o comportamento e não ela. Condenar o comportamento, e não rotular e desmerecer a criança.
Educar os filhos de forma positiva traz benefícios ao desenvolvimento deles e ajuda a definir o tipo de pessoa que eles serão. Eles crescem com melhor autoestima e com noções mais claras de liberdade, responsabilidade e respeito.
Esse caminho pode ser difícil de seguir, mas com dedicação e amor é possível.
Voltar