Por Que Educar é um Compromisso Ético?
É papel da educação capacitar as crianças e jovens para aprender a arte da boa convivência, da CIDADANIA. O foco é educar as emoções, formar atitudes, ajudar a construir uma escala de valores que possam ser norteadores na vida e para a vida.
Mas, qual o caminho? O trabalho com valores se enriquece muito, se estiver contido no Projeto Político Pedagógico da escola, dando um sentido mais profundo às metas da educação.
Parafraseando os professores Cortella e La Taille, a escola é o espaço privilegiado das crianças durante anos, é lá que elas crescem. Não se pode supor que só se vai ensinar uma parte dos conhecimentos, deixando de lado, por exemplo, a ética.
Questões como ética, moral e valores devem ser trabalhadas dentro das escolas, mas, de forma nenhuma, podem ser tratadas como verdades inquestionáveis.
A transformação da escola, face às demandas do mundo atual, para atender às diversidades culturais e à necessidade de novos conhecimentos, não é mera exigência legal, modismo, ou vontade isolada, é uma responsabilidade inerente à cidadania, porque a escola de qualidade é a que contempla as diferenças e vivência, cotidianamente.
A escola de qualidade, para todos, é aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças, nesse sentido, somente quando a inclusão se der, de fato, é que a escola será realmente a Escola de Todos.
Estamos caminhando, vamos refletindo, debatendo e agindo em prol de uma sociedade ética.
Voltar