A Geração Prateada
A geração prateada, devido ao aumento da longevidade e do poder aquisitivo, tem um peso crescente no mercado de consumo. No Brasil, estima-se que já movimenta 24% do consumo privado e deve responder por 35% , até 2044.
Em valores absolutos, esse número passará de R$ 1,8 trilhão para R$ 3,8 trilhões, em igual período de comparação, atualizada a preços de 2024.
Os dados mostram o tamanho desse mercado, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em estudos para a América Latina.
Neste novo contexto demográfico, os membros da geração prateada são sujeitos ativos na economia e pilares financeiros das famílias.
Isso tem demandado novas estratégias de mercado.
As empresas precisam adaptar suas estratégias para atender a este público, que busca produtos e serviços que se adequem às suas necessidades e desejos, como atendimento humanizado, facilidade de uso de tecnologias e produtos com maior foco em qualidade e segurança.
Os setores como saúde, turismo, tecnologia, finanças e imóveis são especialmente afetados pelo aumento da participação da geração prateada no consumo.
O mercado de trabalho também se beneficia, com a crescente presença de profissionais 50+ em diversos setores, que agregam experiência, ética e resiliência.
A "economia prateada" (também chamada de "Silver Economy") é a parte da economia que se concentra nas atividades que atendem às necessidades e preferências da população mais velha, especialmente acima dos 60 anos.
A geração prateada é um importante motor de crescimento para a economia e as empresas a precisam se adaptar para atender às suas necessidades e aproveitar o grande potencial de consumo deste grupo.
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