Como a Neurociência Ajuda no Aprendizado da Matemática?
A educação e a neurociência, juntas, implodiram a crença de que só algumas pessoas “têm jeito” para a Matemática.
Matemática não é sobre memorização de fórmulas e, sim, sobre descoberta, pensamento lógico, criar hipóteses e encontrar o resultado da sua própria maneira.
Depois disso, quem sabe, decorar a tabuada.
Pesquisas mostram as consequências do ensino pouco eficiente da disciplina na produtividade do País. Isso porque trabalhadores em ocupações que usam muito a Matemática têm maior nível de escolaridade e menor taxa de informalidade do que a média geral, o que leva a maiores salários, indica estudo da Fundação Itaú.
Apesar de muitas das reflexões sobre uma Matemática mais criativa virem desde os anos 1980, pouca coisa entrou de verdade nas escolas, principalmente na rede pública, onde estão 80% dos estudantes do País.
Não existem aqueles mais ou menos propensos para a Matemática. O problema é como a disciplina foi sempre apresentada nas escolas, exigindo memorização, sem a real compreensão do sentido dos cálculos, padrões, fórmulas ou formas geométricas.
A Mentalidade Matemática, é desenvolvida quando o professor, no lugar de dizer: me dá a resposta, pensa rápido, quanto é 20 mais 20? Ele diz: tenho o número 40: de quantas formas posso chegar nele?’ Alguns vão usar multiplicação, outros divisão, soma.
A conversa numérica, em que o professor coloca uma conta no quadro e pede a cada aluno resolvê-la de cabeça, com calma, e depois dizer a estratégia que usou, deixa claro que todas as formas são bem-vindas e corretas.
As aulas de Matemática não são só para encontrar a resposta certa. Erros são valiosos. O cérebro se desenvolve mais quando erra, por causa do esforço para acertar, na próxima vez.
O estudante tem muito mais chance de lembrar quando fez o processo por ele mesmo, do que quando deram a fórmula para ele.
A Matemática está em tudo do nosso dia a dia, até para fazer leitura crítica de notícias e analisar dados que circulam no cotidiano.
Um grande programa de educação matemática, incluindo a formação de professores é essencial para que tenhamos uma aprendizagem criativa e efetiva.
Voltar