O Brasil Precisa de Profissionais Formados para a Demanda da Economia Moderna
O Censo de 2022 constatou melhoria no acesso à educação, mas, infelizmente, não foi o suficiente para grandes comemorações. Apesar dos avanços, o atraso no nível de instrução ainda é grande, a qualidade não é uniforme, por isso persistem as amarras que impedem o país de galgar etapas no desenvolvimento.
Se em 2000, apenas 6,9% da população, com mais de 25 anos, tinha concluído, pelo menos, um curso superior, hoje, esse número quase triplicou, para 18,4%. Mesmo assim, nos países ricos a parcela é de 30%.
Dos que terminaram o ensino médio, 32,3% abandonaram o estudo universitário. Poderiam ter feito o ensino técnico ou profissionalizante, se a estrutura educacional estivesse preparada para isso. Dos que concluíram o ensino fundamental, 14% abandonaram o Ensino Médio. A parcela da população, com mais de 25 anos, que não concluiu o nível fundamental de instrução é de 32,5%, o que representa mais de um terço da população.
Temos 33,9% das crianças, até 3 anos, em creches, mas não alcançamos a meta de 50%, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. Dos 5.570 municípios, apenas 646 (11,6%) atingiram o objetivo.
O problema também atinge o ensino superior, agravado pela explosão dos cursos à distância, a partir de 2017.O MEC não consegue controlar a qualidade do ensino. O aluno paga, consegue o diploma, mas não consegue atuar na área que estudou.
A universidade brasileira forma relativamente poucos profissionais nas áreas mais críticas para o desenvolvimento, conhecidas pela sigla em inglês STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) . Faltam engenheiros, matemáticos, cientistas da computação, químicos, biotecnólogos e outras especialidades responsáveis pelas inovações que mais geram riqueza no mundo contemporâneo. Enquanto isso, sobram advogados.
O Brasil não se tornará um país desenvolvido, enquanto não dispuser da mão de obra qualificada, necessária, para atender às demandas de uma economia avançada. Sem educação consistente e de qualidade, será impossível evoluir.
Voltar