Empreendedorismo Feminino
O empreendedorismo feminino tem raízes históricas profundas, mas ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial. Com os homens mobilizados para o campo de batalha, as mulheres foram obrigadas a assumir diversas funções que, antes, eram desempenhadas por eles.
As mulheres representam 48,7% do mercado empreendedor no Brasil. Esse dado da Global Entrepreneurship Monitor revela que mais de 30 milhões de mulheres lideram empreendimentos no país.
Elas, em grande maioria, estão no setor de serviços, com destaque para as áreas de beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação.
Uma das principais tendências é a crescente presença de mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como tecnologia e ciência. Isso está acontecendo porque as mulheres estão se tornando mais educadas e capacitadas em áreas como engenharia, ciência da computação e matemática.
Separamos algumas dicas para quem quer empreender:
•Escolha uma área com a qual você se identifique;
•Saiba organizar e administrar o seu tempo;
•Invista em capacitação;
•Não abra mão de um bom plano de negócio e de planejamento estratégico;
•Busque os recursos necessários, mas comece pequeno e vá desenvolvendo o negócio com segurança;
•Conte com uma rede de apoio.
O empreendedorismo feminino promove benefícios para toda a sociedade. Além de ajudar a reduzir a desigualdade de gênero, a liderança das mulheres nas empresas colabora para tornar as organizações mais inovadoras, diversas, inclusivas e flexíveis.
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