Mais da metade dos alunos brasileiros tem baixo nível de criatividade, diz Pisa.
                
	Seja para empreender em seu próprio negócio, seja dentro da empresa em que trabalha, a criatividade,  o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas são  competências essenciais.
	 
	Mais da metade dos alunos brasileiros tem baixo nível de criatividade, diz Pisa.
	 
	Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (18), pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e mostram que 54,3% dos jovens chegam à idade de 15 anos sem desenvolver um pensamento considerado criativo.
	 
	A criatividade é uma competência que precisa ser desenvolvida, desde a  pré-escola, para que o máximo de potencial seja aproveitado.
	 
	A entrada da criatividade, ao lado do pensamento crítico e da colaboração, nas recentes edições do Pisa, marca o reconhecimento do papel da escola no desenvolvimento de habilidades essenciais para a humanidade frente aos desafios do Trabalho no séculoXXI.
	 
	Para desenvolver  a competência criatividade, é  necessário preparar os professores para serem capazes de oportunizar atividades, artísticas, teatrais, favorecendo o diálogo,  a colaboração e a resolução dos problemas, por parte dos estudantes. 
	 
	Não  seria uma proposta engessada, mas a possibilidade de cada um trazer a sua contribuição, para que seja possível  descobrir outras estratégias de se chegar a um mesmo resultado. 
	 
	Vemos a importância da formação continuada dos professores para que saibam identificar grandes potenciais criativos, bem como ajudar a desenvolver novas habilidades.
                 
                  
                                Voltar