Os Desafios da Educação no Brasil. Parte I
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), publicou estudo recente mostrando que faltam professores habilitados para a docência na educação básica em todas as regiões do país. Norte e Nordeste são as regiões com maior necessidade. As piores condições estão na Bahia e no Maranhão.
O número de formandos é bastante inferior à necessidade, porém há um dilema sobre a continuidade da formação de professores pelo EAD.
Essa modalidade é a escolhida por 93,7% dos ingressantes, na área, no ensino privado, e por 22,2% dos calouros, no ensino público, mas é considerada uma das causas da baixa qualidade da formação dos professores.
A situação é tão crítica que apenas 47,4% e 46,5% dos professores, do Norte e Nordeste, respectivamente, que atuam nas séries finais do ensino fundamental, têm formação adequada na área. Em seguida, o Centro-Oeste, com 65,8%, e as regiões Sul e Sudeste em melhor condição, com 69,9% e 70,8%, respectivamente.
Os registros para os professores com atuação no ensino médio também mostram o ranking por regiões: Nordeste com 63,4%, Norte com 66,2% e Centro-Oeste com 66,3% de atuação com professores habilitados. São as três regiões com maiores necessidades a suprir.
Em seguida, em melhores condições, porém ainda deficitárias, estão as regiões Sudeste, com 69,0%, e Sul, com 72,4%.
Diante desse quadro, as perguntas que precisamos fazer são:
1) Buscamos quantidade ou qualidade ?
2) É possível ter as duas?
3) Como fazer com que a qualidade do EAD seja adequada às necessidades de uma Escola do século XXI?
4) Quanto à quantidade de formandos, como recuperar a atratividade de uma profissão essencial à formação de todos?
Um grande debate na sociedade precisar ser feito para que possamos respondê-las.
A Educação de excelência é primordial para o Brasil ganhar produtividade, melhorar a renda e aumentar o seu crescimento econômico.
Esse deveria ser o tema prioritário de qualquer governo, pois dele dependem a Economia, a Ciência e a Tecnologia.
Investir em capital humano é determinante para o desenvolvimento de qualquer país e para isso precisamos de professores capacitados e motivados.
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