Blog

Dia Nacional de Combate ao Bullying, 07 de abril.


No último dia 15 de janeiro, o Congresso sancionou a Lei  14.811/2024. Graças a essa aprovação, casos de bullying passarão a ser vistos como crime, pela Justiça.
 
Dar apelidos, zombar de característica física ou traço racial, usar um colega como personagem constante de piadas: atitudes como essas, muitas vezes tidas como brincadeiras, são, na verdade, bullying.
 
Essa violência acontece no ambiente escolar (da educação básica ao pós-doutorado), em clubes ou agremiações recreativas. Mas, se qualquer uma dessas atividades ocorre na internet, é cyberbullying.
 
O cyberbullying tem quase as mesmas  características do bullying convencional. A principal diferença é que, enquanto em uma delas pode ocorrer a violência física e a clara identificação dos agressores, a outra acontece principalmente com anonimato e violência psicológica.
 
Com o avanço tecnológico, o cyberbullying se tornou ainda mais comum, e com isso, veio a compreensão de que o bullying também pode ser praticado – e sofrido – por pais, professores, e outros membros da comunidade escolar.
 
Quando o grupo de mães no WhatsApp começa a xingar a professora, é cyberbullying. Se, no grupo de alunos, eles estão xingando os professores, é cyberbullying. Se, no grupo de professores, estão colocando apelido e discriminando o aluno, também é cyberbullying.
 
Para lidar com essa violência uma vez que ela acontece, é imprescindível que as escolas disponibilizem canais de denúncia.  
 
O caso pode ser comunicado ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público ou à delegacia de polícia quando houver atos infracionais, como agressão moral ou física.O atendimento do Disque 100 também recebe denúncias de bullying e cyberbullying.

 

Dia Nacional  de Combate ao Bullying, 07 de abril.
Dia Nacional  de Combate ao Bullying, 07 de abril.
Dia Nacional  de Combate ao Bullying, 07 de abril.
Dia Nacional  de Combate ao Bullying, 07 de abril.



Voltar